Quantcast
Channel: Jornal Matéria Prima » Lilian Vespa
Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

O assassino pode estar dentro de casa

$
0
0
Crimes bárbaros, entre famílias, têm chocado a população (Foto: Lilian Vespa)

Crimes bárbaros, entre famílias, têm chocado a população (Montagem: Lilian Vespa)

É comum notar nas famílias em geral comportamentos nada amistosos entre pais e filhos, irmão com irmão, marido e mulher. Infelizmente, isso faz parte da vida do ser humano desde a antiguidade. Nas histórias bíblicas, por exemplo, Caim matou Abel, José foi vendido como escravo pelos próprios irmãos, Absalão quis tomar o lugar do próprio pai, o rei Davi, e, mais tarde, o mesmo Absalão quis matar Davi.

Entretanto, esse comportamento não é privilégio dos antigos, mas faz parte do cotidiano atual. Basta assistir ao noticiário mostrado pela televisão, ler revistas, jornais, internet ou ouvir rádios, que é possível perceber fatos terríveis envolvendo famílias em geral.

Os crimes em família ocupam parcela de 1% a 4% entre os assassinatos que ocorrem no Brasil

A reportagem “mortes em família: quando o assassino está dentro de casa”, publicada no site da revista “Veja”, no mês de setembro deste ano, os crimes em família ocupam parcela de 1% a 4% entre os assassinatos que ocorrem no Brasil. Desde janeiro, já foram registrados aproximadamente 30 casos em que o principal suspeito do crime faz parte da família.

Só na Grande São Paulo, em menos de dois meses, ocorreram quatro tragédias envolvendo famílias. O estopim foi o caso dos Pesseghini, em que o principal suspeito foi o filho de 13 anos dos PMs; em seguida, o envenenamento da família de Cotia; no Butantã, em que a mãe, Mary Knorr, foi apontada como suspeita de assassinar as próprias filhas; e, o mais recente, no qual a mãe e os quatro filhos foram mortos, e o principal suspeito é o namorado da vítima.

Em reportagem publicada pela revista “IstoÉ”, em setembro deste ano, a doutora em psicologia da Universidade de Brasília (UnB) Suely Guimarães, afirma que a frustração e a dificuldade em tomar decisões são alguns elementos comuns entre os casos.

Além disso, até mesmo um fator banal, como briga no trânsito, pode acabar desencadeando reações violentas por parte do autor do crime. No entanto, nada justifica atos dessa natureza, que destroem famílias inteiras, levando as autoridades ou responsáveis a se perguntarem: “o que está acontecendo com os seres humanos?”.

até mesmo um fator banal, como briga no trânsito, pode acabar desencadeando reações violentas

Como resolver ou minimizar fatos como estes? A compreensão e a capacidade de entender e atender as famílias em todos os aspectos pode contribuir para a construção de uma sociedade equilibrada. No entanto, é necessário que os profissionais da área do comportamento humano juntamente com o apoio do governo, igrejas e instituições se empenhem. Só assim terá resultados, que sem dúvida, contribuirão para uma família melhor e mais humana.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 10