Quantcast
Channel: Jornal Matéria Prima » Lilian Vespa
Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Após lapidar, é hora de começar a virar “joia”

$
0
0
(Imagem: Reprodução)

(Imagem: Reprodução)

Da mesma maneira que o ourives precisa de dedicação e paciência para lapidar uma pedra em estado bruto e transforma-la em uma joia, ao longo deste ano foi necessário fazer o mesmo com os repórteres do Jornal Matéria Prima. Depois de quase um ano produzindo pautas, procurando fontes e escrevendo reportagens, os estudantes de jornalismo estão prontos para encarar novos desafios.

Apesar de vários tropeços e deslizes, os alunos começaram a entender a essência do jornalismo. Na primeira edição do ano, o ombudsman escreveu sobre o texto mecânico e pouco sensível de alguns estudantes. Com o decorrer das edições, os alunos começaram a desenvolver a escrita mais literária, como é o caso da entrevista “O gospel, a ‘foca’ e duas entrevistas”. A autora soube escrever uma entrevista de maneira divertida e descontraída.

Apesar de vários tropeços e deslizes, os alunos começaram a entender a essência do jornalismo

Já no ombudsman da edição 372ª, a autora explanou sobre os cinco requisitos que o jornalista deve seguir: pesquisa, observação, entrevista, documentação e checagem. Apesar de os estudantes nem sempre seguirem essa regra, em alguns textos, como “Transplante, uma conexão entre os seres humanos” e  “A vida prolongada pela máquina”, as autoras conseguiram abordar o tem de modo eficaz, seguindo todos os passos citados pelo ombudsman.

No ombudsman da edição 379ª, o ombudsman fez uma crítica aos repórteres do JMP em relação à escolha de pautas, em que alguns temas, como tecnologia e economia, foram esquecidos, enquanto outros foram tratados demasiadamente. Caso das pautas sobre esportes.

Embora seja mais fácil escrever sobre temas com os quais se tem mais afinidade, é necessário abordar assuntos diferentes, desafiadores, pois só assim os estudantes vão conseguir desenvolver as técnicas jornalísticas. Um exemplo é a reportagem “Sobram adotantes para os poucos que são adotados”, o repórter, acostumado a escrever textos sobre esportes, permitiu-se “mergulhar” em assuntos não dominados pelo estudante.

Esses são alguns dos exemplos em que pode ser notado avanço por parte dos alunos em relação à produção para o JMP. Agora, cabe aos estudantes colocar os conhecimentos adquiridos, ao longo deste ano, em prática.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 10